.

Bem-vinda(o)
ao Espaço Conselhos

Da primeira ecografia ao bacio, passando pela escolha da cadeira-auto… Temos resposta para tudo quando se trata das crianças e de si!

Como tornar a amamentação mais tranquila e prazerosa?

Como tornar a amamentação mais tranquila e prazerosa?

Muitas vezes, a amamentação poderá revelar-se uma experiência um pouco desafiante para recém-mamãs e a verdade é que, embora os benefícios da amamentação se encontrem devidamente documentados e estudados, não é segredo para ninguém que amamentar é frequentemente desconfortável, cansativo e, em alguns casos, doloroso.

Como amamentar corretamente?


Através de alguns truques e dicas de amamentação correta bastante simples, vamos explicar-lhe como pode tornar a sua ligação com o seu bebé ainda mais próxima e enriquecedora.

◉ Relaxe

Um dos fatores mais importantes a ter em conta para tornar a amamentação mais prazerosa é relaxar. Encontre uma cadeira ou um sofá confortável com bom apoio lombar e certifique-se de que dispõe de um número suficiente de almofadas para apoiar os seus braços, costas e pescoço. Eventualmente, poderá querer investir numa almofada de amamentação para auxiliar no apoio ao peso do seu bebé e mantê-lo a uma altura correta. Assegure-se de que o seu bebé está bem posicionado enquanto o amamenta.

◉ Mantenha-se hidratada

A amamentação contribui para a sua desidratação, e é por isso que deve sempre ingerir bastante água. Se desejar, poderá fazê-lo enquanto amamenta o seu mais-que-tudo, devendo dispor de uma garrafa com água perto de si.

◉ Pratique uma dieta saudável

Alimentar-se de forma saudável é importante tanto para si como para o seu rebento, tornando, assim, a experiência da amamentação ainda mais agradável. Procure consumir uma variedade de alimentos ricos em nutrientes como proteínas (carnes brancas, peixe, ovos, frutos secos), ferro e cálcio (laticínios, sumos naturais, cereais) ou ácidos ricos em ómega-3 (salmão, sementes de chia, nozes).

◉ Faça intervalos regulares

Amamentar pode tornar-se demasiado cansativo, especialmente nas primeiras semanas e meses. Não hesite em fazer uma pausa e pedir ajuda na toma do biberão (seja ao seu companheiro ou a qualquer outro familiar) para que possa descansar ou resolver outras tarefas que estejam ao seu cuidado.

◉ Utilize creme hidratante para os mamilos

Os seus mamilos sofrem bastante durante a amamentação, particularmente nos primeiros tempos. Uma das sugestões que poderá adotar no sentido de prevenir que os mesmos fiquem ressequidos e doridos é a aplicação de um creme hidratante rico em lanolina após cada amamentação. Evite ainda recorrer a sabão ou outros produtos higiénicos que possam danificar a sua pele.

◉ Experimente posições alternadas

Se se encontrar na mesma posição durante demasiado tempo seguido, amamentar tornar-se-á inevitavelmente desconfortável. Procure segurar o seu bebé com ambos os braços (em forma de berço), ostentá-lo com as mãos, ou deitar-se de lado, criando, assim, uma ligação cada vez mais próxima entre ambos. Poderá, igualmente, experimentar as melhores almofadas de amamentação que a deixem a si e ao seu bebé mais confortáveis.

◉ Estabeleça contacto com outras mamãs

A amamentação muitas vezes transmite a sensação de isolamento, acima de tudo quando é a única lactante dentro do seu círculo social. Ligue-se a outras mães que se encontrem também nas mesmas circunstâncias aderindo a grupos de apoio (digitais ou não) e sinta-se à vontade para colocar questões, esclarecer dúvidas, ou partilhar as suas próprias dicas.

Como tornar a amamentação mais tranquila e prazerosa?

◉ Cuide de si

Amamentar é extraordinariamente exigente para si, tanto física como psicologicamente. Certifique-se de que está a dormir o suficiente (embora seja particularmente complicado nos primeiros meses, naturalmente), coma bem e descanse sempre que necessário. Poderá também considerar recorrer a ajuda profissional na eventualidade de estar a atravessar uma depressão pós-parto ou se se sentir excessivamente ansiosa.

◉ Desfrute de um momento único

O período de amamentação é especial e constitui uma oportunidade única para poder criar laços fortalecidos entre si e o seu bebé, acabando por trazer múltiplos benefícios para ambos. No que às mamãs diz respeito, amamentar estimula a libertação de hormonas como a oxitocina, que promove sensações de amor e de pertença. Permite também a recuperação física, uma vez que o útero contrai e regressa ao seu tamanho normal, reduzindo, desta forma, o risco de hemorragia pós-parto, assim como o peso que a mãe possa ter adquirido durante a gestação. Outros benefícios incluem a redução do risco de cancro do ovário e da mama, diabetes tipo II, e ainda a depressão pós-parto. Relativamente aos bebés, o leite materno constitui a melhor fonte de nutrição possível para o seu correto crescimento e desenvolvimento, promovendo também a evolução do seu sistema imunitário através dos anticorpos contidos no leite. Além do mais, os laços criados entre mãe e filho servirão de auxílio ao desenvolvimento emocional do bebé.

Como fazer a pega correta para amamentar?


Como já referido, a amamentação é um momento muito importante para o bebé e para a mãe. Para garantir uma alimentação adequada e saudável para o recém-nascido, é fundamental fazer a pega correta. Para isso, a mãe deve posicionar o bebé de forma confortável e alinhar a boca deste com o mamilo, de modo que este abocanhe toda a aréola, e não somente o bico. A boca do bebé deve estar bem aberta, com o lábio inferior virado para fora. É importante lembrar que a amamentação não deve doer e, caso haja desconforto, a mãe deve interromper a amamentação e tentar novamente. Com prática e paciência, a pega correta se torna natural e a amamentação se torna um momento de conexão e amor entre mãe e bebé.