Bem-vinda(o)
ao Espaço Conselhos
Da primeira ecografia ao bacio, passando pela escolha da cadeira-auto… Temos resposta para tudo quando se trata das crianças e de si!
O primeiro ano escolar
Passar esta etapa pacificamente...
E pronto, chegou o dia que a sua criança vai começar a vida de estudante! E, a não ser que já tenha tido alguma experiência semelhante, esta nova etapa requer um pouco de preparação para lhe dar autoconfiança...
Preparar a criança para ir à escola
A escola é, muitas vezes, sinónimo de novas aventuras, mas é também um mundo desconhecido para a criança. Por isso é aconselhável que fale com o seu pequenote alguns dias antes da entrada na escola e, se possível, realizar uma pequena visita guiada, para conhecer as salas, os espaços de rereio e para que tenha tempo de se familiarizar com a nova vida escolar que a espera.
Esta não é uma visita obrigatória, mas é a oportunidade ideal para que a criança se encontre com as outras crianças que irá reencontrar no primeiro dia de aulas e para si é também a oportunidade de conhecer os outros pais num momento descontraído.
Mas é claro que para tranquilizar a sua criança, nada melhor do que uma conversa com o papá e a mamã. Este é o momento certo para lhe explicar que esta é uma etapa que a vai ajudar a crescer, que lhe vai ensinar muitas coisas novas e que lhe vai trazer muitos amigos novos…
A caminho da pré-primária
"Certifique-se de que o seu pequeno estudante tomou um pequeno-almoço completo (leite, pão e fruta) para evitar qualquer risco de hipoglicémia durante a manhã", avisa a pedopsiquiatra.
Podem acompanhá-la juntos, mas “o importante é que pelo menos um dos pais esteja presente”, explica a especialista. No primeiro dia, a maioria das escolas permite a sua presença durante as primeiras horas, isto vai ajudar a criança a entender que não a vai abandonar.
Na hora da separação é frequente que a criança chore ou se deixe vencer pelas emoções ao ver as outras crianças em lágrimas. É neste momento que deve reconfortá-la e explicar que se voltarão a encontrar dentro de algumas horas para que lhe conte todas as suas aventuras. Se a criança sentir que está tranquila, ela vai sentir-se em segurança para largar a sua mão...
Dizer adeus
Depois das crianças entrarem na sala de aula, evite ficar no corredor, cabe à professora ou ao professor acolhê-la e organizar as brincadeiras com os seus novos companheiros! "No fim do dia chegue a horas quando a for buscar à escola, qualquer atraso pode ser sentido como abandono", alerta a pedopsiquiatra.
Por fim, ao longo do ano letivo, mantenha-se atenta às suas necessidades e, sobretudo, respeite o seu ritmo. "Quanto mais atentos estiverem os pais para o bem-estar da criança na pré-primária, mais fácil será a sua adaptação", conclui a Dra. Laurent.