Bem-vinda(o)
ao Espaço Conselhos
Da primeira ecografia ao bacio, passando pela escolha da cadeira-auto… Temos resposta para tudo quando se trata das crianças e de si!
Como tapar o bebé para dormir?
A principal dúvida dos pais, sobretudo os de primeira viagem, é como tapar o bebé para dormir. Afinal, não querem que o seu bebé passe a noite destapado, mas também não querem que ele possa estar demasiado agasalhado.
Apesar de nos primeiros meses as noites serem mal dormidas, isso muda assim que o bebé começar a crescer até ao ponto em que passará a dormir na mesma posição durante horas. Nessa altura, os pais começam a não vigiar de forma constante, o que pode ser fatal caso não se sigam algumas regras de segurança.
De acordo com um estudo realizado recentemente, um dos principais aspetos a ser estudados em caso de morte súbita é, precisamente, a roupa que o bebé usa, uma vez que a temperatura tem influência neste desfecho fatal. Por isso, é importante que o bebé possa ser tapado de forma correta para poder dormir em segurança e tranquilamente.
Quer saber como tapar o seu bebé para dormir? Continue a ler o nosso artigo.
Como tapar o bebé para dormir?
Antes de mais nada, é importante que saiba que o bebé tem mais medo do calor do que do frio. Por outras palavras, uma temperatura ligeiramente mais baixa não perturba o sono do bebé, no entanto, a hipertermia pode ser perigosa.
Para saber se o seu bebé não está demasiado quente, deve tocar-lhe e tentar perceber se o corpo está quente e as mãos frias. Se tal se verificar, é sinal que o bebé está bem coberto. Caso as mãos estejam vermelhas e quentes, está na altura de remover a roupa que o bebé tem a mais ou de regular a temperatura do quarto.
5 aspetos importantes para tapar o bebé para dormir com segurança
- Se o quarto tiver uma temperatura confortável, isto é, entre os 17°C e os 19°C, pode evitar as mantas ou os cobertores pesados; - Nunca deixe que os lençóis ou as mantas ultrapassem os ombros do bebé, sobretudo se ele ainda não se mexe sozinho (pode causar asfixia). Use molas para segurar as extremidades do lençol; - Use um resguardo para ajudar a proteger o aconchego; - Assim que o bebé se começar a levantar ou a mexer-se sozinho, use um saco cama, tendo sempre em atenção os lençóis e os edredões que usa, de modo a evitar que o bebé transpire; - Não coloque sacos de água quente ou cobertores de aquecimento, sobretudo se forem elétricos, pois além de deixar o bebé muito quente, são extremamente perigosos.
O que é preciso para o bebé dormir bem e seguro?
Tal como pode ver, o que o bebé veste tem muita influência na sua qualidade de sono. No entanto, além da roupa para bebé, é importante que possa ter em atenção alguns aspetos relacionados com os seguintes itens:
Colchão Sem dúvida que um sono reparador e seguro começa com um bom colchão. No caso dos bebés, ele deve ser firme e ter o tamanho exato do berço, isto é, nem pequeno, nem maior, mesmo que sejam alguns centímetros.
Além das dimensões, é importante que mantenha a altura do colchão na mais baixa possível. Assim, quando for maior, o bebé não consegue saltar do berço.
Body e pijama babygrow Uma vez que os bebés perdem calor corporal com facilidade, é necessário vesti-los por camadas. Assim, a primeira deve ser composta por um body interior, collants ou meias e, no caso de fazer frio, um babygrow ou um conjunto de calça e camisola.
Lençóis e edredão para tapar o bebé para dormir Mesmo quando fizer muito frio, tente não cobrir demasiado o bebé. Além disso, certifique-se que a cabeça do bebé está descoberta, para evitar que asfixie.
Saco para bebé Conforme foi dito antes, os sacos podem ser uma excelente alternativa caso o bebé se mexa muito ou assim que ele começar a ficar mais autónomo. Uma vez mais, é importante que tenha atenção aos lençóis e aos cobertores que usa, para não deixar a criança demasiado agasalhada.
Qual é a posição ideal para o bebé dormir?
De acordo com as diretrizes da Academia Americana de Pediatria (AAP), os bebés até um ano devem dormir sempre de barriga para cima. Porquê? Porque essa posição evita a síndrome da morte súbita.
Por outro lado, nunca coloque o bebé a dormir de bruços, pois a probabilidade de ele se asfixiar ou de se engasgar são muito altas.